Google+

Tradutor

sábado, 18 de abril de 2015

Monitoramento para datacenter DCIM


Data center infrastructure management


Informação é talvez o bem mais precioso que uma empresa ou pessoa pode manter.

Nada mais justo que o seguimento de tecnologia de informação crescer tanto e tão rápido.

Para alguns, um data center é uma sala cheia de racks e servidores, mas para o gerente de TI, um data Center é um conjunto de sistemas como: Climatização, Energia, Segurança, Links, etc.

Visando entender melhor vamos separar em dois grandes grupos, sendo um chamado de ambiente computacional, onde incluímos: Roteadores, switches, servidores, etc. E outro grupo chamado de infra estrutura onde temos: Geradores, No-breaks, Ar condicionado, sensores de fumaça, temperatura e umidade, entre outros.

Para se gerenciar tudo isso é necessário obter informações em tempo real de forma a permitir tomar todas as decisões antecipadamente visando evitar paradas não programadas do sistema.

Assim o monitoramento do datacenter deve incluir todos os subsistemas que são imprescindíveis a sua operação.
Por um lado existem softwares e protocolos de comunicação próprios para o ambiente computacional, capaz de gerenciar: Consumo de banda de rede, uso de discos, uso de memória, temperatura e nível de processamento de servidores, cargas de roteadores e switches, etc.

Como exemplo de protocolo no lado computacional temos um dominante chamado SNMP (Simple Network Monitoring Protocol) em suas três versões e diversos softwares, muitos deles gratuitos e de código aberto que rodam em ambientes Linux, Unix, Windows.

No lado da infra estrutura, também existem soluções de software de monitoramento, com protocolos de comunicação, meios físicos de rede, etc, onde destacamos o padrão Modbus, pertencente à Modicon e amplamente usado em ambiente industrial, sob uma rede serial RS485.

Uma solução DCIM integra as duas interfaces em um único software, permitindo a aquisição de dados e a interação entre os meios.

Uma vez que no ambiente de TI existem profissionais mais familiarizados em tratar e trabalhar com informação, um sistema DCIM precisa então permitir que dados que circulam nas redes dos subsistemas estejam disponíveis através de protocolos conhecidos pelos softwares de monitoramento de TI.

Vamos dar um exemplo para podermos entender melhor as vantagens de um sistema DCIM.
É comum um cliente perguntar ao gerente de um datacenter se é possível colocar mais equipamentos para aumentar o processamento ou armazenamento.
O gerente do datacenter por sua vez precisa analisar diversas informações para dar essa resposta como:
Tenho energia suficiente para isso?
O ar condicionado vai suportar esse aumento de carga?
Meu link irá comportar esse aumento de carga?
Com um sistema com um DCIM essas respostas podem ser respondidas rapidamente e de forma responsável.
Bastaria abrir um software como o  DataFaz e verificar um gráfico com o histórico do consumo de energia e comparado com a energia disponível, ao mesmo tempo pode-se comparar com a temperatura e uso do ar condicionado dos últimos 365 dias e saber se o aumento da carga inserida pode fazer com que o ar condicionado ultrapasse a temperatura máxima desejável, ou se seria necessário incluir novos aparelhos de ar condicionado.
Um software poderia receber todas essas informações e simular automaticamente essas condições, enfim, somente existem benefícios com a implantação de um sistema DCIM.

Mas essa realidade não é tão simples, pois a infra estrutura e o ambiente computacional caminharam por caminhos distintos e hoje são praticamente dois mundos com profissionais e soluções distintas e sem interconexão.

Algumas conceituadas empresas como a Schneider Eletric e a Emerson Power, tem apresentado soluções neste sentido, essas soluções são muito interessantes mas pecam no sentido de que necessitam de que todos os equipamentos da planta sejam do mesmo fabricante, assim ar condicionado, no-break, racks, etc devem ser de uma mesma linha de produtos para permitir essa integração, que pode tornar o custo final alto, além de não atender a um custo aceitável plantas existentes com sistemas heterogêneos.

Por outro lado a Elite Automação com parceiros, nacionais e internacionais, oferece uma solução diferenciada podendo disponibilizar para o usuário toda a integração dos subsistemas através do protocolo SNMP, dando total liberdade ao cliente para usar inclusive o software de gerenciamento que melhor o agrade, não sendo necessário se desfazer do que já existe para ter um sistema DCIM integral.

Vamos analisar uma condição comum em vários datacenter:
O datacenter utiliza um grupo gerador de marca conhecida pois dispõe de QTA (Quadro de Transferência Automático) integrado, dispõe também de um sistema de arcondicionado de precisão, fabricado no Brasil, e possui medidores de energia em todos os quadros elétricos de pelo menos duas marcas e modelos diferentes.

No cenário acima, seria “quase” impossível integrar todos os sistemas por SNMP, pois geradores e medidores de energia normalmente dispõe somente de comunicação serial assim como o ar condicionado de precisão muitas vezes por ser concebido por praticas de automação industrial, não dispõe de comunicação ethernet tampouco SNMP.

Mais com o uso do DataFaz isso é possível. O DataFz integra todos os subsistemas como um gateway visando permitir que o gerente do datacenter possa ter toda informação necessária para poder realmente gerenciar de forma inteligente todos os sistemas e subsistemas de um ambiente de TI.

O DataFaz do Grupo Specto é o Primeiro DCIM 100% Brasileiro, e agora com o lançamento de sua nova versão com gestão de ativos e com uma parceria única na América latina com a Intel qur vai fornecer sua aplicação Intel DCM Energy Director para plataforma DataFaz DCIM. As equipes de Pesquisa & Desenvolvimento das empresas estão trabalhando neste primeiro trimestre de 2015 para integrar as plataformas, que serão oferecidas ao mercado neste semestre. 

DataFaz: Monitoramento e gestão de Data Centers e Ambientes de Missão Crítica.
Desenvolvida por empresas do Grupo Specto, a Plataforma DataFaz é um DCIM(Data Center Infraestruture Management) que realiza o monitoramento, em tempo real, dos parâmetros físicos de Data Centers e outros ambientes de missão crítica. A supervisão é feita via web, tablets ou celulares. A solução engloba o monitoramento de energia (tensão, corrente, potência, circuitos on-off), de umidade, fumaça, poeira, temperatura, infiltrações de água e inundação, controle dos acessos (portas, racks, emissão de senhas) e sistema do CFTV (Circuito Fechado de TV).





  

Pagamento Global

Imagens de solução