Google+

Tradutor

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

7 cursos online gratuitos de TI




Aprender coisas novas ou aperfeiçoar conhecimentos é sempre bom. Big data, software open source, segurança são frentes demandas pelos departamentos e empresas de TI em um futuro breve. Felizmente, há algumas aulas grátis em plataformas abertas de ensino online (MOOCs, na sigla em inglês) que podem ajudá-lo no processo de educação continuada. 
Listamos sete cursos interessantes de boas universidades e que começarão nos próximos meses para que você dê um upgrade no seu currículo. Basta logar-se, dedicar-se um pouquinho e começar a aprender. 
Data de início: 1º de dezembro de 2014
(Nota: nesse curso, ativo há um ano, você estabelece seu ritmo de estudo. O programa que se inicia em dezembro terá atualização do material de leitura.)
O que contempla: no curso é possível explorar ferramentas analíticas baseadas em nuvem para processamento de grandes volumes de dados. Ministrado pelo professor da Universidade de Indiana, Geoffrey Fox, abrange desde infraestrutura em nuvem até algoritmos de big data, discute como resolver problemas em diversas áreas e aplicações para e-commerce, saúde, coleta de dados, bem como mineração de texto e busca web. 
Detalhes: 24 horas de aulas distribuídas em 12 seções (das quais três são opcionais) além de dever de casa. A dinâmica contempla o uso de fóruns em comunidades no Google+ e Hangouts para interação entre estudante e instrutores. 
Data de início: 5 de janeiro de 2015
O que contempla: trata-se de uma parte da especialização em cibersegurança da Universidade de Maryland e baseia-se na premissa de que a segurança começa no desenho do hardware. Nas aulas, há exames de estudos de caso que mostram como isso ocorre na prática. O objetivo das classes é que os estudantes compreendam vulnerabilidades e se familiarizem com ferramentas que ajudem a construir uma solução confiável. 
Detalhes: as classes se desenrolam por seis semanas, com dedicação entre três a cinco horas de aula por semana. Caso prefira, por US$ 49, o estudante que concluir o curso ganha um certificado verificado pela instituição de ensino. 
Data de início: 6 de janeiro de 2015
O que contempla: essa é a segunda parte um curso de um semestre oferecido pela Universidade da Califórnia. Na parte um, os estudantes desenvolvem uma aplicação SaaS simples. Nesse estágio, é possível criar uma ferramenta mais sofisticada incorporando modelos de relacionamento e JavaScript. Também usa técnicas de desenvolvimento ágil. 
Detalhes: curso demanda um período estimado de 12 horas de trabalho por dia. Há alguns pré-requisitos como Rails, BDD e TDD. É possível acessar o material da primeira parte do curso para ter certeza de que não se perderá nada. 
Data de início: 12 de janeiro de 2015
O que contempla: ministrado por professores da Universidade de Illinois, esse curso começa com uma introdução à programação paralela e computação heterogênea – isso é, sistema que usa mais de um tipo de processadores. Baseado na premissa de que o uso efetivo de determinado sistema sempre dependerá de familiaridade com programação de baixo nível, os estudantes começam usando CUDA C para aprender as primeiras tarefas. A medida que as aulas avançam, outras linguagens são introduzidas, como OpenCL, OpenACC e C++AMP.  
Detalhes: pede-se que quem quiser cursar tenha algum conhecimento/experiência em C/C++. As aulas se estendem por nove semanas e requerem um tempo estimado entre seis e oito horas de estudo por semana. 
Data de início: 28 de janeiro de 2015
O que contempla: cobre algoritmos para padrão e tendências de dados tanto temporais quanto geoespacial e outras técnicas de visualização. Estudantes colaboram em projetos reais. Cada pessoa registrada para as aulas que se distribuem por 15 semanas ganha acesso aberto e gratuito a um banco de dados com 26 milhões de artigos, patentes e registros da Universidade de Indiana, e ao Sci², um kit de ferramentas que permite explorar e configurar tecnologias. 
Detalhes: materiais das turmas de 2014 ficaram disponíveis para serem usados a título de exemplo ao longo do mês de novembro. As classes de 2015 irão incorporar materiais atualizados, vídeos e elementos de gamificação para encorajar a participação dos alunos. 
Data de início: 23 de fevereiro de 2015
O que contempla: como o curso de segurança de hardware, essa classe é parte da especialização em cibersegurança da Universidade de Maryland. As aulas cobrem aspectos essenciais na construção de sistemas de segurança, a começar pelo exame de vulnerabilidades em softwares e na web, bem como pontos explorados por hackers. Os estudantes aprendem a prevenir ou ao menos reduzir causas de ataques. As aulas acabam com a análise de softwares de verificação e ferramentas de testes. 
Detalhes: fornecido pela plataforma Coursera, requer pelo menos cinco horas de trabalho distribuídas por seis semanas. 
Data de início: independente (aberto para começar a qualquer momento)
O que contempla: esse curso, oferecido pela Fundação Linux cobre tanto interfaces gráficas de usuários até o uso de linhas de comando, contemplando praticamente todas as linhas de distribuição Linux. Ao final das aulas, estudantes saem com sólido conhecimento das ferramentas e técnicas utilizadas por administradores de sistemas. 
Detalhes: demanda entre 40 e 60 horas de dedicação. 

Fonte: Computerworld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução