Google+

Tradutor

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Código de vírus capaz de infectar qualquer aparelho USB é divulgado




Há alguns meses, um pesquisador chamado Karsten Nohl revelou uma falha na tecnologia USB que permitiria infectar qualquer pendrive, mouse ou teclado com um vírus “incurável”. Agora, este código foi publicado na rede, permitindo que qualquer um com intenções malignas tenha acesso às ferramentas necessárias para infectar os outros.
Nohl não divulgou a falha, já que se tratava de algo grave e impossível de ser corrigido com facilidade. No entanto, dois outros pesquisadores chamados Adam Caudill e Brandon Wilson conseguiram obter os mesmos resultados e resolveram expor totalmente a vulnerabilidade publicando o código no Github. Segundo eles, o objetivo é forçar as fabricantes a corrigir o problema o mais rápido possível.
“Nós acreditamos que tudo isso deve ser público e não deve ser segurado, então estamos liberando tudo o que nós temos”, afirmaram os dois em uma conferência.
De acordo com ele, a liberação do código também permitirá que especialistas de segurança ajam melhor para corrigir o problema, já que poderão usar a técnica para provar aos seus clientes que o formato USB na sua forma atual não é seguro. Além disso, a divulgação do problema vai colocar pressão nos fabricantes a encontrar uma maneira melhor de lidar com os dispositivos que hoje tem a segurança quebrada.
Se você ainda não sabe o que é o BadUSB, é uma falha que permite reprogramar o firmware do USB. Isso significa que não importa quantas vezes você formate o seu pendrive, o código malicioso continuará lá para sempre. O pior é que ele pode afetar qualquer dispositivo USB, como teclados, mouses, webcams, etc.
No caso de Nohl, Caudill e Wilson, eles fizeram a engenharia reversa de firmware e conseguiram realizar ataques “perturbadores”, como define a Wired. Em um dos casos, o teclado “ganhou vida” para digitar qualquer coisa no computador da vítima.

Fonte: Olhardigital.uol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução