Google+

Tradutor

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Descubra se o seu celular tem um IMEI válido







Número é o "RG" de cada aparelho, e é a base do sistema desenvolvido pela Anatel para detectar e bloquear celulares piratas


Muito tem se discutido nas últimas semanas sobre o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos), um sistema desenvolvido pela Anatel e operadoras de telefonia para detectar, e até impedir, o uso de telefones celulares piratas (os populares "Xing Ling"), nas redes nacionais.
A base do sistema está no IMEI, um "número de identidade" único a cada celular em uso. A cada vez que um celular é ativado (ou seja, quando você insere o chip de uma operadora e ele faz a primeira conexão à rede) o IMEI é associado ao número do chip, e essa informação é enviada a um banco de dados de sua operadora.
A idéia é comparar esse IMEI com o banco de dados da Anatel contendo todos os aparelhos homologados e produzidos no Brasil (ou homologados por entidades internacionais, como a FCC nos EUA). Se o IMEI não constar no banco de dados, trata-se de um aparelho não-homologado, ou pirata. A intenção é eventualmente impedir o funcionamento destes aparelhos, bloqueando sua ativação na rede.
Se você tem um aparelho produzido por um grande fabricante (como Samsung, LG, Motorola, Nokia, Apple, CCE, Positivo) e comprado no Brasil, não tem com o que se preocupar, já que todos estes aparelhos tem que receber a homologação da Anatel antes de chegar às lojas. O mesmo vale para aparelhos importados produzidos por grandes fabricantes (Apple, HTC, Google etc), que foram certificados no exterior. Ou seja, seu iPhone importado, mesmo que seja um modelo diferente do homologado e vendido no Brasil, irá funcionar.
O problema é quem compra um celular pirata no camelô da esquina. Esses aparelhos certamente não passaram por nenhum tipo de certificação, e podem causar de interferências na rede ao risco de eletrocução do usuário por falhas de projeto. E o pior: a vasta maioria deles não tem um IMEI válido. Na prática eles sequer deveriam estar funcionando pelas normas atuais, e provavelmente irão cair na malha fina do SIGA.
Quer saber se seu "Xing Ling" tem um IMEI válido? O primeiro passo é descobrir o número, o que pode ser feito discando para *#06#. Anote o número de 15 dígitos que será mostrado e digite-o nesse site. Note que o site apenas verifica a integridade do IMEI, ou seja, se todos os campos contém as informações corretas, e não garante que o aparelho tenha sido homologado em algum lugar. Mas não existe celular homologado com IMEI inválido, portanto um número que não passa na checagem é garantia de aparelho mais pirata que o Capitão Gancho.



http://www.nobbi.com/imeicheck.php

Se o campo check disser The submitted IMEI looks valid, pode respirar um pouco mais aliviado, pois o IMEI é válido. Se não, melhor pensar em um celular novo por via das dúvidas. 

Fonte: Pcworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução