Google+

Tradutor

domingo, 6 de julho de 2014

Inaugurada em SC maior geradora solar em um edifício da AL




A Eletrosul pôs em funcionamento nesta sexta-feira em sua sede em Florianópolis a maior geradora solar montada em um único edifício de toda a América Latina e que conta com capacidade para abastecer 540 residências.
A Central Megawatt Solar, uma geradora que tem como fonte os painéis solares instalados nos telhados do edifício e do estacionamento da sede administrativa de Eletrosul.
A geradora, com capacidade para produzir 1,2 gigavatios por hora (GWh) de energia por ano tem uma potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp), possui 4.200 módulos fotovoltaicos instalados ao longo de 8.300 metros quadrados de telhados.
Apresentada pela Eletrosul como modelo para outras edificações no Brasil, custou R$ 9,5 milhões, financiados em parte pelo banco de fomento do governo alemão (KfW).
A tecnologia para a geradora foi desenvolvida por empresas de cooperação internacional da Alemanha, um dos países líderes no setor, e por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal).
"Estamos atentos e alinhados às diretrizes do país pela diversificação e complementaridade da matriz energética, com o uso sustentável de fontes alternativas", afirmou o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, que lembrou que esta empresa estatal já é a maior produtora de energia eólica no sul do país.
"O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia a partir do sol. Projetos como o Megawatt Solar certamente servirão de estímulo para que iniciativas semelhantes se multipliquem no país", disse o diretor da KfW para a América Latina, André Ahlert.
A empresa informou que a energia gerada pela edificação será vendida a consumidores particulares, como empresas e shoppings, mediante leilões públicos.
O primeiro destes leilões está previsto para o segundo semestre deste ano e pode comercializar 800 megawatts hora por ano.

Fonte: info.abril






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução