Google+

Tradutor

domingo, 1 de junho de 2014

Ferramenta para Mac da VirusTotal analisa arquivos em 50 mecanismos antivírus




Utilitário pode ajudar a lidar com arquivos suspeitos, mas usuários devem estar cientes do risco de falsos positivos.

O popular serviço de análise de arquivos e URLs VirusTotal lançou um novo aplicativo que permite que os usuários analisem arquivos suspeitos de uma só vem nos mais de 50 mecanismos antivírus suportados pelo serviço.

A ferramenta, chamada VirusTotal Mac OSX Uploader, pode ser usada para analisar arquivos individuais, apps para Mac ou pastas inteiras. Os itens podem ser arrastados para a janela do programa ou enviados para análise clicando com o botão direito do mouse sobre eles e usando a opção Abrir Com no menu.

O uploader usa a API (Interface de Programação) pública da VirusTotal, portanto está limitado a quatro pedidos de análise por minuto. Analisar um grande volume de arquivos é possível, mas o aplicativo irá agendar a operação, que pode levar um longo tempo.

O produto da VirusTotal não é um substituto para os pacotes antimalware tradicionais, já que não fornece detecção e proteção em tempo real, apenas a análise sob demanda. Mas pode ser usado para conseguir uma “segunda opinião” em arquivos suspeitos. Entretanto, os usuários tem de estar cientes de que o uso de um conjunto tão grande de mecanismos antivírus aumenta a chance de receber falsos positivos.

Um relatório do VirusTotal com resultados positivos em dois ou três mecanismos antivírus num total de 50 pode representar ou um falso positivo ou uma nova variante de malware, portanto a interpretação dos resultados nem sempre é simples. Entretanto, como a VirusTotal compartilha o malware que recebe com fabricantes de antivírus que não o detectaram, o uso do serviço pode acabar ajudando os outros usuários.

A esperança é que a ferramenta, que foi testada no OS X 10.8 e 10.9, “irá resultar na VirusTotal recebendo mais submissões de aplicativos para Mac, nos permitindo mergulhar mais em um sistema que cada vez mais é alvo de agressores e permitindo que as empresas de antivírus e pesquisadores usem nosso backend para construir defesas mais fortes contra estas ameaças”, disse Karl Hiramoto, gerente técnico da VirusTotal, em um post no blog do serviço.

O VirusTotal foi lançado em 2004 pela empresa de segurança espanhola Hispasec Sistemas, mas foi adquirido pela Google em Setembro de 2012.


Fonte: macworldbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução